Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.”
Saiba mais em eeagrants.gov.pt
Objetivos
- Desenvolvimento de um produto turístico sustentável de alta qualidade e inovador
- Investigação e desenvolvimento de rotas de turismo náutico sustentável
- Integração de diversos serviços náuticos num único produto
- Reabilitação do turismo natural no território português através de marketing moderno e plataformas online
- Consciencialização sobre boas práticas ambientais, sustentabilidade no turismo e proteção dos oceanos.
Ações a desenvolver
- Restruturação da plataforma online
- Construção, comunicação e divulgação da marca e do produto turístico inovador
- Design e construção de embarcação com baixa dependência de energias fósseis para pesquisa e desenvolvimento de rotas turísticas
- Apoio à exploração e workshops de consciencialização ambiental
- Exploração, gestão e controlo de qualidade do produto turístico inovador.
Apesar da pandemia de COVID-19, das restrições causadas, especialmente no setor do turismo com o cancelamento de viagens internacionais, bem como dos desafios colocados pela guerra e inflação, os resultados do projeto têm sido positivos!
10 semana de flotilla completas
+400 passajeiros
+35 nacionalidades
+100.000 pessoas alcançadas
6 workshops sobre boas praticas ambientais
1 embarcação de I&D e apoio com baixas emissões de CO2 totalmente operacional
3 novas rotas dessenvolvidas
Para continuar a oferecer um produto turístico de qualidade, devemos garantir a preservação do oceano, a nossa “casa”. O problema dos plásticos nos oceanos é muito real e, de facto, são necessárias ações.
Introduzimos copos de fibra de trigo, escovas de dentes de bambu e bonés 100% algodão com certificação de produção sustentável em todas as nossas embarcações. Além de contribuirmos para a redução da produção de produtos de plástico, que podem acabar nos oceanos, estamos mostrando aos nossos clientes que existem alternativas muito válidas ao plástico.
#coisaspequenaspodemmudaromundo